A Nasa já pensou em uma estratégia para resolver um problema encontrado pelo robô Perseverance durante a 6ª coleta de amostras de solo marciano, no fim de dezembro: jogar fora as rochas coletadas.
+Fernanda Paes Leme é internada após cólicas e vômitos: “Está tudo bem”
+ Instagram: Kylie Jenner se torna a 1ª mulher com 300 milhões de seguidores
+ YouTube: Baby Shark se torna 1º vídeo a superar 10 bilhões de visualizações
+ “O Golpista do Tinder”: Netflix divulga trailer do documentário
Durante a 6ª coleta, apesar do sucesso da operação, restos de rocha impediram que o tubo com as amostras fosse selado e armazenado corretamente.
Depois de duas semanas analisando o problema, inclusive com o uso de uma réplica do equipamento na Terra, os técnicos decidiram que o procedimento mais seguro será fazer uma manobra com o braço robótico para descartar o material coletado. Algo que não havia sido planejado inicialmente.
A decisão foi tomada pelo fato de ter sido a forma mais fácil encontrada pela Nasa para se livrar das rochas que estão causando a falha no robô. Ao mesmo tempo, já não é mais possível garantir a quantidade de solo marciano ainda existente dentro do tudo de armazenamento.
Neste final de semana, a Nasa fai fazer mais dois testes com o equipamento, que deve enviar dados e imagens sobre o sucesso (ou fracasso) da operação até o dia 18.